sexta-feira, 21 de março de 2014

Painel Solar

Para compor o sistema da geladeira 12V adquiri um Painel Solar de 140W da marca Martifer MPrime para repor a carga da bateria estacionária de 150A que fornecerá energia para a geladeira.
Adquiri o painel com a empresa Solar Brasil, a qual tem um bom atendimento e me enviou o painel bem embalado através da Transportadora Cadore.

O sistema fica disposto da seguinte forma: O painel solar após receber a luz do sol envia energia para um controlador de carga de tecnologia PWM, entre o painel e o controlador existe um interruptor para ser desligado em possíveis manutenções no sistema, já que o painel estará sempre "ligado" enquanto houver luz incidindo sobre ele. Após o controlador de carga, antes da bateria, instalei um amperímetro com precisão de 0 a 10 para monitorar a carga que o painel está enviando para a bateria após ser processada pelo controlador.

Instalei o Painel Solar no teto do trailer. Ele veio com 4 suportes para fixação, porém não achei adequado utiliza-los, então fixei o painel utilizando dois tubos de alumínio e outros dois suportes que fiz com chapa galvanizada para prender o painel na estrutura de madeira do teto. Fixei os tubos no teto utilizando rebites, no tubo que fica voltado para a frente do trailer coloquei mais dois pontos de fixação com pequenas cantoneiras para garantir que o painel não saia voando. Aquecendo um tubo de PVC construí uma tampa que colei com silicone sobre as conexões do painel para protege-las.




No primeiro teste com o sistema pronto obtive um bom resultado, o céu estava com poucas nuvens e desta forma o amperímetro indicava uma carga de mais de 10A sendo enviada para a bateria, mais que o suficiente para repor durante o dia toda a carga consumida com a geladeira, bomba d'água e iluminação.

Ao longo dos dias realizei diversos testes com o painel solar e a carga variou bastante conforme a intensidade da luz solar, desde momentos com sol forte marcando mais de 10A, até céu encoberto marcando 2A. Conforme a bateria fica mais próxima da carga total o controlador vai limitando a carga que é enviada para ela e mesmo com sol forte pode-se ver através do amperímetro a redução da corrente.

(Amperímetro da esquerda apresenta carga do painel solar e o da direita o consumo da geladeira quando em funcionamento.)


Ainda não tive a oportunidade de acampar depois que instalei o sistema, espero que no acampamento tudo funcione bem, teoricamente com a bateria de 150A tem-se uma autonomia de 2 dias utilizando luzes, bomba d'água e geladeira sem receber energia externa, já com o painel solar esta autonomia se prolonga, podendo de repente até funcionar como um ciclo, produzindo durante o dia a energia suficiente para utilizar os equipamentos por 24 horas, mas isso só vou saber após os testes práticos nos acampamentos.

Dentre as postagens no blog, aquelas onde compartilho reformas, manutenções e modificações no trailer são as que mais gosto de publicar, muito aprendi com postagens de blogs de amigos campistas e não campistas, então compartilho aqui minhas experiências com o intuito de ajudar outros amigos.

13 comentários:

  1. Muito boa as suas dicas de instalação do sistema fotovoltaico. Pretendo instalar um na minha safari, porém a geladeira manterei o frigobar 80L da consul que já está nela, pois esse da refrinautica achei muito caro. Acredito que mesmo sendo alimentado via inversor o consumo em Ah não seja muito diferente. Pretendo utilizar uma placa de 240W+regulador de 20Ah e uma bateria tracionária de 100Ah, sendo que, quando estiver acampado em lugares onde não disponha de energia de rede externa, desligarei o frigobar durante a noite. Acredito que agindo assim, consiga ter autonomia de energia. Infelizmente o frigobar original da minha safari (110V/12V?gás) deixou de funcionar, pois com ele eu não tinha essa preocupação com ponto de tomada de energia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal Quincas, depois compartilhe conosco os resultados do seu sistema com o inversor! Abraço.

      Excluir
  2. Olá amigo!Tenho um mini trailer e meu problema com energia,agora creio que achei a soluçao com suas dicas.Tenho gerador a gasolina,mas além do gasto ainda tenho que atrapalhar os outros com o barulho.Como nessecito de pouca energia,já comprei duas placas de 50 wats,cada.Muito obrigado pela grande idéia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bacana Marciano, certamente com 100W dos dois painéis você ficará bem servido já que não necessita de muita energia. Abraço!

      Excluir
  3. Matheus, qual a potência da sua geladeira? No site Solar Brasil eles recomendam para 'Freezer 150 litros, Frigobar 120 litros ou Geladeira 240 litros 110Volts' 3 paineis de 150W e 3 baterias estacionárias. Procede?

    ResponderExcluir
  4. ADQUIRI UMA SAFARI, GOSTARIA DE INSTALAR ENERGIA SOLAR PARA ALIMENTAR A GELADEIRA QUE AINDA É ORIGINAL. ONDE POSSO LEVAR PARA INSTALAR ? SOU DE MINAS GERAIS E NAO CONHEÇO QUEM PRESTA ESTE SERVIÇO EM VEÍCULO.

    ResponderExcluir
  5. olá. faço instalações de sistema solares. o procedimento é quase o mesmo em residências, empresas ou trailers e motor-homes.
    Há alguns detalhes a serem levados em consideração como não usar a bateria do veiculo para alimentar o trailer, fazer um sistema para carregar as baterias estacionarias com o alternador do veículo quando estiver em movimento, dimensionar a potencia e amperagem necessária para cado caso e outros.
    mas é um investimento que vale muito a pena pela qualidade e manutenção quase zero já que as placas solares tem vida útil de cerca de 30 a 40 anos.
    se desejarem ajuda na medida do possível vou tentar ajudar.

    ResponderExcluir
  6. estou pensando em comprar ou mandar fazer um motorhome, me pareceu ideal aquele com tamanho do micro ônibus, mas quero poder visitar área bem selvagem e ficar por lá até um mês, assim eu quero poder dispor de energia suficiente pra puxar água de alguma fonte próxima; também teria de poder aquecer a água pois banho pra mim só quente, assim tenho de ter um aquecedor solar pra aquecer a água do banho; então vou precisar de 4 painéis de 250 W e um aquecedor pra 50 litros por dia; o grande problema parece ser acomodar tudo no teto; me parece que vou ter fazer uma pequena torre retrátil pra caixa dagua do aquecedor, este com uma armação inclinável, e os painéis por baixo dele seriam escamoteáveis por baixo do aquecedor. alguem sabe dizer se existe algum projeto assim ?

    ResponderExcluir
  7. estou pensando em comprar ou mandar fazer um motorhome, me pareceu ideal aquele com tamanho do micro ônibus, mas quero poder visitar área bem selvagem e ficar por lá até um mês, assim eu quero poder dispor de energia suficiente pra puxar água de alguma fonte próxima; também teria de poder aquecer a água pois banho pra mim só quente, assim tenho de ter um aquecedor solar pra aquecer a água do banho; então vou precisar de 4 painéis de 250 W e um aquecedor pra 50 litros por dia; o grande problema parece ser acomodar tudo no teto; me parece que vou ter fazer uma pequena torre retrátil pra caixa dagua do aquecedor, este com uma armação inclinável, e os painéis por baixo dele seriam escamoteáveis por baixo do aquecedor. alguem sabe dizer se existe algum projeto assim ?

    ResponderExcluir
  8. Gostei pretendo colocar no meu treiler também valeu e o estado procurando

    ResponderExcluir